quarta-feira, 30 de março de 2011

"A verdade vos libertará"

Levante a mão aí quem sabe o conceito de verdade! Bem, essa definição tem desafiado os homens há milhares de anos, pelo menos, desde os tempos da Grécia antiga. Real e absoluta, ou relativa e ilusória? Aplicada no cotidiano ou algo totalmente utópico? Essa pergunta ainda surge na cabeça de todo mundo nos dias de hoje. O que é verdadeiro? Posso conhecer a verdade?. Não é de se admirar que as respostas para isso estejam em Deus.

Já é da natureza humana andar em dúvida e incerteza a respeito de quase tudo, mas Jesus é inequívoco. Para Cristo, a verdade é algo exato e objetivo. Sua exatidão se acentua mais ainda quando Ele diz que a verdade é a palavra de Deus revelada, “Tua palavra é a verdade" (João 17:17).

A verdade não é algo abstrato, nem um impulso humano, nem o fim de um período de meditação ou sabatina. A verdade é algo que as pessoas escolhem viver ou não, pois, independente dessa opção, ela existe e pronto. Assim como tudo na vida, segui-la também é uma questão de escolha. Entretanto, Jesus a definiu como um fato revelado e eterno. A palavra de Deus e o próprio Deus são verdadeiros e fiéis, independentemente do fato de concordarmos ou rejeitarmos com isso.

Eu li em um blog cristão um texto escrito por Dennis Allan, onde ele disse que "Deus revelou a verdade como certa e absoluta. Deus não nos deu meramente idéias subjetivas para serem moldadas de modo a se ajustarem às nossas situações. Ele não aprova distorções ou modificações das Escrituras para que se ajustem aos nossos caprichos. Deus certamente não nos deixou num mar de dúvidas onde nada podemos saber com certeza”.

Sendo assim, cabe a nós apenas o obedecer ou rejeitar o que Deus nos revelou através da sua palavra. Mas, acima de tudo, devemos ter a certeza de absolutamente nada o que fizermos mudará uma vírgula do que está escrito. "Para sempre, ó Senhor, está firmada a tua palavra no céu" (Salmo 119:89).

O melhor de tudo é sabermos que a verdade não é algo utópico, inatingível nessa dimensão terrena ou fruto da nossa imaginação. João 8:32 é bem claro ao dizer que ela é algo que pode, e deve, ser conhecido. "E conhecereis a verdade". O povo de Beréia a buscou nas Escrituras que eles tinham (fato registrado em Atos 17:11)

Algumas pessoas também receberam o conhecimento da verdade, segundo Hebreus 10:26. Vários autores do Novo Testamento afirmam que saber o que é verdadeiro não é privilégio de uns ou outros, mas de todos os que buscam.  A carta de I João foi escrita justamente porque seus destinatários tinham o conhecimento da verdade (1 João 2:21)

A liberdade é um direito universal. Inúmeras pessoas já sacrificaram suas vidas a fim de assegurarem a liberdade política própria ou de outra pessoa. Não menos importante quanto a liberdade pessoal e política, pelo contrário, também é a que Jesus nos fala em João 8:32. Jesus se ofereceu para nos libertar das conseqüências da nossa própria rebelião contra Deus!
Por quê falar sobre liberdade? Simples, querido irmão: a verdade traz liberdade! A mentira escraviza. É a já conhecida bola de neve, crescendo e crescendo enquanto rola em cima de nós e nos esmaga.

Como é da natureza perfeita e educada de Deus,  ele não nos forçará nem mesmo a sermos livres. É realmente uma tristeza que muitas pessoas ainda sejam enganadas por Satanás e seus falsos mestres, tornando-se incapazes de discernir a liberdade do encarceramento. Isso não é recente, nem típico dos nossos dias. Jesus usou as palavras do profeta Isaías para falar a respeito da condição daqueles que não aceitam a liberdade divina: "Porque o coração deste povo está  endurecido, de mau grado ouviram com os ouvidos e fecharam os olhos; para não suceder que vejam com os olhos, ouçam com os ouvidos, entendam com o coração, se convertam e sejam por mim curados" (Mateus 13:15).

Enfim, para aqueles que consideram a verdade incerta, subjetiva e relativa, Jesus claramente a revelou como algo imutável, fiel e alcançável. Pela fé pelo relacionamento com o Senhor, temos a confiança e a segurança de que conhecemos e vivemos a verdade, isso através de um estudo dedicado e aplicado da sua palavra, que é a própria verdade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário